Números do mercado de cervejas no Brasil

 A partir daí, acompanhando a industrialização do país, alguns empreendimentos familiares se transformaram em fábricas cervejeiras e se espalharam pelo sul e sudeste já no século XIX. Com o crescimento econômico favorável à expansão do mercado, muitas delas se mantiveram até o século XX.

Muita coisa mudou desde essa época e a cerveja, antes considerada uma bebida de consumo de massa, logo se transformou em uma experiência diversificada em aromas, sabores, texturas e estilos, além de uma boa oportunidade de negócio.



 

Cerveja no mundo


De acordo com pesquisa do Global Craft Beer Market, o mercado de cervejas artesanais foi responsável por US$ 38 bilhões de faturamento em 2018, com uma taxa de crescimento prevista em 14% durante o período de 2018 até 2023.

 

Só nos Estados Unidos a produção de cerveja artesanal alcançou US$ 26 bilhões em 2017, o que representa um crescimento de 8% em relação a 2016. Enquanto isso, estima-se que a Europa atinja US$ 37,8 bilhões até 2024 e que o mercado global de cervejas artesanais no geral alcance US$ 502,9 bilhões até 2025.

 

Mercado brasileiro

O mercado brasileiro de cervejas tem crescido significativamente nos últimos anos e segue em desenvolvimento, gerando oportunidade aos que desejam trabalhar na área. De 2007 a 2017, por exemplo, o Brasil subiu de décimo para terceiro colocado entre os maiores consumidores de cervejas no mundo, ficando atrás apenas de China e Estados Unidos.


 No país, são produzidos cerca de 14 bilhões de litros de cervejas por ano e estima-se que a cada 1 real investido, 2,5 sejam gerados na economia. De acordo com a CervBrasil, o setor é responsável por 1,6 % do PIB nacional, gerando cerca de 21 bilhões de reais de impostos ao ano.

 Segundo o último balanço do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), em 2020, o Brasil chegou a 1.209 cervejarias registradas, com um crescimento de 14,4% em relação a 2019. Se mantida a mesma taxa, até 2025 o país alcançará a marca de 7.500 cervejarias, o que ultrapassa o número de cervejarias dos EUA segundo o último balanço disponível.

 Oportunidade de negócio


A Instituição de Pesquisa de Mercado e Negócios revelou em uma pesquisa recente que o Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos quando assunto é inovação no mercado de cervejas artesanais. Dados como esse, são reflexo do comportamento do consumidor, cada vez mais exigente e aberto a propostas diferenciadas de sabores e estilos.



A expansão do mercado cervejeiro favorece o investimento no segmento. Para quem deseja começar a trabalhar na área de forma rápida e com baixo investimento, a Cervejaria Santa Catarina, oferece oportunidade com o Enche o Copo, um programa de venda direta ao consumidor, com acesso ao mix de produtos da fábrica, para revender por meio de relacionamento

No mercado de Recife você encontra nossas cervejas aqui,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ABV, EBC, IBU - Glossário de siglas cervejeiras

Temperatura ideal para cada tipo de cerveja

Edição Comemorativa: A cerveja dos 30 anos do Angra